quarta-feira, 22 de novembro de 2017


Das lesões mais comuns ocorridas por traumas nos esportes, as musculares constituem 31% de todas as do futebol, 16% do atletismo, 10,4% do rúgbi, 17,7% do basquete e de 22% a 46% do futebol americano. São um desafio para a traumatologia, já que os músculos lesados se curam lentamente e com certo comprometimento da função. Ainda que o tratamento conservador resulte em bons resultados funcionais na maioria dos casos, as consequências da falha no mesmo podem atrasar dramaticamente o retorno ao esporte.

O reto femoral é o músculo do quadríceps mais envolvido nas lesões por estiramento. É mais lesado nas fases de aceleração do “tiro”, salto de explosão, chute da bola ou quando há uma contração contra resistência. Embora o tratamento conservador possa apresentar bons resultados, é comum que o paciente tenha diminuição da força muscular, dificuldade de retorno ao esporte e gap permanente e visível. O tratamento cirúrgico pode ser uma opção para um retorno mais eficiente.

Referência: Leandro Girardi Shimba, Gabriel Carmona Latorre, Alberto de Castro Pochini, Diego Costa Astur, Carlos Vicente Andreoli – Surgical treatment of rectus femoris injury in soccer playing athletes: report of two cases – Revista Brasileira de Ortopedia (English Edition), Volume 52, Issue 6, November–December 2017, Pages 743-747