sexta-feira, 16 de junho de 2017

Categorias: Artigos

Artrite e artrose soam similar, inclusive com apresentações comuns entre elas. Ambas patologias afetam os ossos, ligamentos e as articulações. Além disso, compartilham muitos sintomas, incluindo rigidez articular e a dor. Mas a diferença entre as duas é muito importante.

Artrite é um termo mais inespecífico, que descreve várias condições que causam inflamação nas articulações. Em alguns casos, a inflamação também afeta a pele, os músculos e os órgãos. Exemplos conhecidos são casos de osteoartrite, artrite reumatoide e gota.

Artrose é o outro nome de osteoartrite – um dos tipos de artrite – inclusive sendo a forma mais comum desta patologia. É causada pelo desgaste natural e por lesões que afetam a cartilagem articular. Cartilagem é o tecido fino e escorregadio que recobre a superfície óssea no final dos ossos. Ela permite o movimento articular suave e indolor. Ao logo do tempo, a cartilagem pode deteriorar e até mesmo desaparecer completamente. Isto resulta no contato osso-osso, causando dor, rigidez e, eventualmente, inchaço articular.

Artrose pode afetar qualquer articulação do corpo. É mais comum se apresentar nas articulações das mãos, pescoço, joelhos e quadris. Seu risco de aparecimento é maior com o aumento da idade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ARTRITE, INCLUINDO ARTROSE?

Os sintomas da artrite variam, dependendo da causa. Dor articular e rigidez são os dois sintomas mais comuns. Outros sintomas comuns são: edema (inchaço) articular; vermelhidão na pele ao redor da articulação afetada, diminuição do arco de movimento articular.

Os sintomas mais comuns da artrose, em particular, incluem dor articular, rigidez articular, sensibilidade ao redor da articulação, redução da flexibilidade, crepitações articulares (rangidos) e esporões ósseos, popularmente conhecidos como “bico de papagaio”.

COMO ARTROSE E OUTROS TIPOS DE ARTRITE SÃO DIAGNOSTICADOS?

O ortopedista geralmente fará algumas perguntas sobre seus sintomas e seu histórico pessoal e familiar. Isto ajudará a fazer uma hipótese sobre o tipo de artrite que o paciente apresenta, e se já demonstra algum sinal de artrose. Ele também deve realizar um exame físico.

A partir daí, ele procederá a complementação diagnóstica, através de:

• Exames de sangue, buscando marcadores inflamatórios e infecciosos;
  • Aspiração articular com seringa e agulha – para posterior análise do fluido coletado. Esse procedimento deve ser realizado com bastante cuidado, em local limpo, para diminuir o risco de infecções;
  • Exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética
  • Artroscopia, que é um procedimento cirúrgico realizado em hospitais especializados, e visam a biópsia ou o tratamento de algumas patologias. Esse procedimento envolve a inserção de uma pequena câmera dentro da articulação, permitindo uma investigação mais de perto da patologia.

COMO A ARTROSE E OUTROS TIPOS DE ARTRITES SÃO TRATADAS?

O ortopedista ou reumatologista fará um plano de tratamento assim que as medidas tomadas acima permitirem o correto diagnóstico da doença. Entre as opções de tratamento, as mais comuns são:

• Medicações: incluem analgésicos, anti inflamatórios não esteroidais, imunossupressores, opióides. Aqui vale ressaltar sobre o perigo do uso indiscriminado de anti inflamatórios, que podem suceder a graves complicações ou efeitos colaterais;
  • Fisioterapia: um terapeuta ensinará ao paciente exercícios de alongamento e fortalecimento, que ajudam a estabilizar e melhorar o arco de movimento articular. O objetivo desse ótimo método de tratamento é aliviar os sintomas, permitindo a realização de tarefas do dia a dia e esportivas;
  • Terapia Ocupacional: um terapeuta ajudará o paciente a desenvolver estratégias que ajustem o paciente ao seu ambiente de trabalho ou as atividades do dia a dia;
  • Órteses: incluem talas, aparelhos gessados e de lona, palmilhas e imobilizadores que ajudam a aliviar a tensão ou pressão articular;
  • Cirurgias: uma substituição ou fusão articular poderá ser indicado, a depender da idade, do ritmo de vida e / ou expectativas do paciente. Na maioria dos casos, o médico deve encorajar seus pacientes a tentar os métodos de tratamento menos invasivos antes dos procedimentos cirúrgicos;

Traduzido de: http://www.healthline.com/health/arthrosis-vs-arthritis#overview1