O joelho, assim como todas as outras articulações, possui um revestimento de cartilagem. Quando este revestimento está consumido ou gasto, chamamos isso de osteoartrite, ou mais frequentemente, artrose. Ou seja, o comprometimento da cartilagem, que vem acompanhado muitas vezes do comprometimento de outras estruturas.
Quando encontra-se uma situação dessa, a pessoa que tem artrose do joelho apresenta dor e alguma limitação funcional de movimento, e para isso existem diversos tratamentos. Numa fase inicial da artrose do joelho, opta-se por medidas conservadoras, como fisioterapia, medicações, reabilitação, exercícios específicos e alguns cuidados para poupar a cartilagem, impedindo a progressão de sua degradação.
Em estágios mais avançados, quando a cartilagem está muito comprometida, inclusive com exposição óssea, grandes perfurações, indica-se implantar a prótese de joelho, que consiste na substituição da cartilagem gasta por uma sintética.
Se você tem sentido desconforto no joelho, procure os especialistas da Ortopimenta. O quanto antes for feito o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de impedir a progressão do quadro de artrose.